Ruínas arqueológicas do Eurostars Museum, Lisboa

O Hotel Eurostars Museum, inaugurado em 2018, está localizado no antigo Palácio Coculim, originário do século XVI e que ruiu quase totalmente com o terramoto de 1755. As sucessivas ocupações não habitacionais praticamente destruíram o resto, mantendo-se do Palácio alguns traços Maneiristas da construção original e, na esquina, o escudo dos Condes de Coculim.
Porém, o principal interesse histórico é bastante anterior ao palácio, uma vez que o hotel se encontra implantado numa zona com mais de oito mil anos de história, que começa no Neolítico. Esta zona encontra-se em estudo desde há algumas décadas e os resultado destas pesquisas encontram-se expostos no hotel em dois núcleos arqueológicos e em vestígios dispersos pelos primeiros andares do edifício.
Um dos achados mais importantes, considerado mesmo o achado da década, é uma estela funerária com carateres fenícios datada da Idade do Ferro, que permitiu concluir pela presença de colónias fenícias na costa atlântica e que mais do que meros contactos comerciais, houve mesmo aculturação, uma vez que os nomes inscritos na estela são autóctones da região de Lisboa.
Num primeiro núcleo museológico encontram-se os restos de uma domus romana construída no século II, que incorpora um mosaico mostrando ao centro a deusa Vénus a calçar/ descalçar uma sandália. Foi o segundo mosaico intacto descoberto na cidade (o outro encontra-se no Núcleo Arqueológico dos Correeiros) e o único policromático. A domus romana acabou por ser abandonada no século IV ou V para dar lugar a uma muralha. Vestígios desta são visíveis no restaurante, bem como os de uma torre islâmica incorporada posteriormente.
Num segundo núcleo museológico encontra-se uma antiga via romana, um tanque fontanário e um poço.

Horário: estão previstas visitas ao domingo à tarde entre as 14h e as 17h, mediante reserva
Entrada: €5
Como chegar: Estação de Metro do Terreiro do Paço, autocarros 759, 781 e 794.


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Fonte das Bicas Velhas, Loulé