Boca do Inferno, Cascais

A Boca do Inferno é uma formação rochosa localizada a cerca de 15 minutos a pé a oeste do centro histórico de Cascais. 
A rocha local é constituída principalmente por carbonato de sódio que se dissolve sob a ação do dióxido de carbono contido na água da chuva, formando cavidades. Na Boca do Inferno formou-se uma espécie de arco onde a ação do vento e o impacto das ondas provocam um ruído tremendo que deu origem ao nome da formação.
Ao longo dos anos a Boca do Inferno tem estimulado a imaginação das pessoas, originando uma série de histórias, reais ou imaginadas, de que destaco duas.
Na década de 30, num golpe publicitário, o mágico Aleister Crowley, com a ajuda do poeta Fernando Pessoa, simulou o seu suicídio, reaparecendo em Berlim passadas três semanas. O episódio é recordado numa placa afixada no local.
Existe também uma lenda, em que um poderoso feiticeiro casou com uma bela jovem que, por ciúmes, encarcerou numa torre, vigiada por um cavaleiro. Este, curioso sobre a sua prisioneira, acabou por subir à torre, onde ambos se apaixonaram. Tentaram fugir num cavalo mas o feiticeiro fez abrir um buraco nos rochedos, que engoliu cavalo e cavaleiros. O buraco não mais se fechou, dando origem à Boca do Inferno.












Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Fonte das Bicas Velhas, Loulé