Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

O miradouro da Senhora do Monte localiza-se no Monte de São Gens, o ponto mais alto do centro histórico de Lisboa, a cerca de 100 metros de altitude. Foi neste monte que D. Afonso Henriques montou acampamento para reconquistar a cidade, em 1147. 
São Gens foi o primeiro bispo da cidade, martirizado em 284, e logo após a reconquista os frades Agostinhos construíram um ermitério, dedicado ao santo, destruído pelo terramoto de 1755. Sobre os escombros, foi erigida, em 1796, a capela de Nossa Senhora do Monte. Dentro da capela, quase sempre fechada, encontra-se a cadeira de São Gens que se diz facilitar o parto das senhoras que nela se sentem. Frente à capela encontra-se uma imagem de Nossa Senhora.
O miradouro oferece vistas magníficas da colina do castelo, da Praça Martim Moniz, do rio e, mais ao longe, do Chiado, do Bairro Alto e do Parque Eduardo VII.

Como chegar: Elétrico 28. A partir da paragem do elétrico, seguir pelo Largo da Graça, virando à esquerda na rua Damasceno Monteiro e a seguir à direita na calçada da Senhora do Monte.














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Convento de Santo António de Ferreirim, Lamego