Évora

A cidade de Évora é a capital do Alentejo. O seu topónimo tem origem na palavra celta ebora, ou ebura, que significa "conjunto de teixos". A região de Évora já era povoada no Neolítico, de que são evidência os monumentos megalíticos, como a Anta da Zambujeira ou o Cromeleque dos Almendres. No entanto, a cidade de Évora não parece ter sido habitada antes do período romano. De acordo com a lenda, Évora serviria de base ao General Sertório e às tropas lusitanas durante a guerra contra Roma.
Em 57 a.C. a cidade acabou por ser conquistada pelas tropas romanas e passou a designar-se Ebora Libertas Julia, em homenagem ao cônsul romano Júlio César. Como ponto de convergência de várias vias importantes, a cidade cresceu e prosperou. Plínio, o Velho, que chegou a visitar a cidade, referiu-se-lhe como "Ebora Cerealis" devido aos muitos campos de trigo nas imediações. No século III, devido à crescente instabilidade, foram construídas as primeiras muralhas defensivas.
Após as invasões bárbaras a cidade entrou em declínio, existindo poucos vestígios arqueológicos relativos a este período.
Em 715 a cidade foi tomada pelos mouros, iniciando-se um novo período de prosperidade: foram recuperadas as muralhas e construiu-se uma mesquita.
Em 1165 a cidade foi reconquistada por Geraldo sem Pavor, numa tentativa de agradar ao primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. A cidade floresceu durante a Idade Média uma vez que a corte das primeira e segunda dinastias permanecia aqui por longos periodos. 
No século XVI Évora era mesmo a segunda cidade mais importante do reino. Foi elevada a arcebispado em 1540 e os Jesuítas fundaram aí uma Universidade em 1599. Porém, no século XVIII os Jesuítas foram expulsos do reino pelo Marquês de Pombal o que provocou o fecho da Universidade e o declínio da cidade de Évora.
A Universidade foi reaberta em 1973 e treze anos mais tarde o centro histórico de Évora foi declarado património da Humanidade, acontecimentos que devolveram algum dinamismo à cidade.

Como ir:
A partir de Lisboa é possível efectuar uma visita de um dia à cidade de Évora, por comboio Intercidades. A deslocação leva cerca de 90 minutos, com um custo de €12.40, só ida (preço 2018).

Relacionado:
Catedral
Igreja de São Francisco e Capela dos Ossos
Museu de Évora
Templo Romano

English




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Convento de Santo António de Ferreirim, Lamego