Convento de Santo António de Ferreirim, Lamego

O Convento de Santo António de Ferreirim foi fundado em 1525, por monges franciscanos, por iniciativa do Conde de Marialva que fez doação de uma estrutura existente desde a primeira metade do século XIV, na qual estava incluída a torre fortificada que ainda hoje se pode observar. O convento foi construído no século XVI nos estilos Manuelino e Renascentista.
Do seu espólio destacam-se oito painéis pintados, sobreviventes de um total de treze, sendo que os outros cinco desapareceram, quer destruídos por incêndio, quer por pilhagem. Os paíneis faziam parte de um retábulo encomendado pelo Cardeal-Infante D. Afonso, filho de D. Manuel I, aos pintores Cristóvão de Figueiredo, Garcia Fernandes e Gregório Lopes, os melhores pintores no activo, em Portugal, na sua época. Pelo seu trabalho ficaram conhecidos como "Mestres de Ferreirim", apesar de serem de Lisboa e terem trabalhado um pouco por todo o país.
A importância do Convento, relativamente mais modesto do que os seus vizinhos de Salzedas e de São João de Tarouca, em linha com os valores da Ordem Franciscana, advinha da sua influência política, uma vez que os monges franciscanos eram conhecidos por serem os confessores da família real.
Uma nota muito positiva para os simpáticos funcionários do Convento que providenciaram todas as explicações sobre o mesmo.

Horário: Terça a Domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Entrada: €3
Como chegar: de carro, A24 saída Tarouca/ Lamego em direção a Tarouca; EN226 até Britiande; EN525 até Ferreirim.






















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Boca do Inferno, Cascais