Cidadela de Cascais

A primeira estrutura no local foi a Torre de Santo António, mandada construir por D. João II em 1488. Estava integrada num sistema de vigilância da entrada do rio Tejo, de que faziam também parte a Torre de Belém e a Torre da Caparica.
Durante o período Filipino, por volta de 1594, esta torre foi envolvida por três baluartes, dando origem à Fortaleza de Nossa Senhora da Luz. Ainda durante este período foi projetada a ampliação e reforço da fortaleza, o que acabou por ser concretizado apenas após a Restauração da Independência.
A Fortaleza de Nossa Senhora da Luz foi severamente danificada pelo terramoto de 1755 e, com o desenvolvimento dos meios bélicos, acabou por perder o seu propósito.
A partir de 1870 o palácio da cidadela, antiga casa do governador, começa a ser usada como residência de veraneio da família real, que para aí se deslocava nos meses de Setembro e Outubro. Após a Implantação da República o palácio fica afeto à presidência mas, com o uso e com o passar dos anos, acabou por ficar inabitável e é abandonado.
Atualmente a fortaleza tem estado a ser restaurada desde 1995 e o Palácio foi transformado num museu. Paralelamente, a Câmara Municipal tem desenvolvido uma série de projetos com vista à revitalização do espaço, nomeadamente o licenciamento de uma Pousada, inaugurada em 2012, e a criação do "Cidadela Art District", um centro de arte ao ar livre com exposições e estúdios abertos ao público.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Festa do Folar, São Marcos da Serra