Serra de Santa Helena, Tarouca

A serra de Santa Helena está situada num dos contrafortes da Serra do Montemuro, correspondendo a um prolongamento para este das suas montanhas e planaltos.


Com uma altitude de 1102 m, a Serra constitui um miradouro privilegiado sobre o Vale do Varosa, as cidades de Tarouca, Lamego e Vila Real e as serras do Marão, das Meadas e da Estrela.


No cume da serra encontram-se um altar e uma pequena capela dedicada a Santa Helena da Cruz. Não se sabe ao certo quando surgiu o templo, contando-se a lenda de que uma dama nobre de Tarouca casou em segundas núpcias, após ter recebido a notícia de que o marido teria falecido nas cruzadas. Confrontada com o regresso deste, não suportou a vergonha e retirou-se para o cume da montanha, onde mandou contruir o templo. Porém, a fundação do templo está provavelmente relacionada com as vias sacras realizadas a partir da Igreja de São Pedro, na cidade de Tarouca, e com o aumento das invocações marianas. Existem relatos de que no século XVIII já haveria grupos de devotos, vindos das mais diversas terras, que se dirigiam à capela de Santa Helena como peregrinos.


Altar e capela fazem hoje parte da romaria de Santa Helena, uma festa que se realiza em Julho, atraindo muitos peregrinos e visitantes. O ponto alto dos festejos, que duram nove dias, é no segundo Domingo de Julho, com missa presidida normalmente pelo Bispo de Lamego, seguida da Bênção dos Campos e da Procissão do Adeus.

Numa pequena gruta encontra-se sepultada "Santa" Carolina, uma eremita que habitaria o cume da serra. A sua "santidade" deriva principalmente da capacidade de sobreviver num meio tão hostil, pois quando um padre foi chamado a sacramentá-la recusou.


No alto da serra é ainda possível encontrar um parque de merendas, fontes de água potável, um marco geodésico e todo um conjunto de características e estruturas favoráveis à prática de desportos radicais como BTT e parapente.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Convento de Santo António de Ferreirim, Lamego