Capela de Santa Iria, Tomar

O convento e a capela de Santa Iria, dedicados à padroeira de Tomar, foram construídos em 1467 sob o patrocínio de D. Mécia de Queiroz, uma viúva que pretendia retirar-se da sociedade com as suas duas filhas. A capela foi desanexada do convento com a extinção das Ordens Religiosas, em 1834.
Iria era uma rapariga de Tomar, nascida numa família rica, no século VII. Foi enviada para um convento para ser educada e só saía para assistir à missa ou rezar. Durante uma das suas saídas foi vista por um jovem nobre, de seu nome Britald, que imediatamente se apaixonou. Pediu Iria em casamento mas esta recusou, deixando claro que pretendia dedicar-se à vida religiosa.
Entretanto, um frade cujas avanços impróprios tinham sido travados por Iria, espalhou o boato de que esta estaria grávida, dando-lhe beberagens para fazer inchar a barriga. Ao tomar conhecimento da suposta infidelidade da sua amada Britald contratou um mercenário para assassiná-la.
Muito tempo depois o corpo de Iria foi encontrado a flutuar no rio, em Santarém, no local que o seu tio abade disse ter-lhe sido revelado em sonhos por Jesus Cristo. Os monges deram-lhe uma sepultura adequada e iniciaram o seu culto. Iria é assim a padroeira de Tomar e a origem do topónimo Santarém.

Horários: das 15h às 18h (14h às 17h de Out. a Mar.)
Entrada livre






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Convento de Santo António de Ferreirim, Lamego