Jardim Botânico da Ajuda, Lisboa

O Jardim Botânico da Ajuda foi fundado em 1768, após o terramoto de Lisboa, próximo do local onde o rei D. José I mandou erguer a Real Barraca. O jardim tinha por objetivo servir de local de ensino e recreio dos seus dois netos, D. José e D. João. 
O espaço, o mais antigo jardim botânico do país, foi projetado pelo italiano Domingos Vandelli, vindo de Pádua para instruir os príncipes.
No princípio do século XIX , durante as invasões francesas, o jardim é despojado de muitos dos seus exemplares, levados para Paris. Recuperado posteriormente por Felix de Avelar Brotero, o jardim perde a função botânica em 1873 após a conclusão do Jardim Botânico da Escola Politécnica e passa para a administração da Casa Real.
A partir de 1910, com a implantação da República, o jardim passa a estar sob a tutela do Instituto Superior de Agronomia, passando a designar-se Jardim Botânico da Ajuda. Recuperado entre 1994 e 1997, conta atualmente com cerca de 1000 exemplares.

Horário: Mai. a Set. das 10 às 18 ( das 9 às 20 aos fins de semana); Nov. a Mar. das 10 às 17; Abr. e Out. das 10 às 17 (fecha às 18 aos fins de semana).
Entrada: €2
Como chegar: A partir de Belém, a pé ou elétrico 18.




















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé