Igrejas de Braga

Braga é um dos principais centros religiosos do país, atingindo o seu apogeu na Semana Santa. Conhecida também como a "Cidade dos Arcebispos" ou "Roma Portuguesa", a cidade tem uma longa tradição como centro religioso do noroeste da Península Ibérica, tendo chegado a competir em importância e poder com Santiago de Compostela, durante o período medieval. De acordo com a lenda, no ano 45 foi fundado um bispado por São Pedro de Rates, também conhecido por São Pedro de Braga, depois de este ter sido incumbido por São Tiago, em deslocação pela zona, de pregar a fé cristã. No século IV, como capital da província romana da Gallaecia, Braga era já um importante centro de difusão do Cristianismo.
Durante a ocupação muçulmana a cidade perde protagonismo, recuperado imediatamente após a reconquista cristã, já que Braga é a diocese mais antiga do país tendo também aí sido construída a catedral mais antiga do país.
No século XVI uma deslocação a Roma pelo arcebispo D. Diogo de Sousa foi a inspiração necessária para a renovação da cidade e a construção de inúmeras igrejas.
Numa visita à cidade de Braga não deixe de conhecer as suas muitas igrejas bem como os santuários do Bom Jesus e do Sameiro. A alguns quilómetros situa-se o mosteiro de Tibães.
Igrejas abaixo: São Marcos, Santa Cruz, Capela dos Coimbras, Nossa Srª-a-Branca, São Victor e Terceiros.

Consulte também as seguintes publicações:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé