Muitos montes na Europa são locais de culto desde tempos pré-históricos e é provável que o Monte do Bom Jesus também o tenha sido, principalmente se considerarmos a forte tradição religiosa na cidade de Braga. Porém, a primeira referência a práticas religiosas no Bom Jesus remonta ao século XIV, quando foi construída uma pequena capela, reconstruída nos séculos seguintes.
Em 1629 foram finalmente construídas uma igreja e seis capelas dedicadas à paixão de Cristo. No século XVIII o santuário encontrava-se já muito degradado pelo que o Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Telles, patrocinou a construção do atual santuário, iniciada em 1722. Algumas décadas mais tarde, em 1781, D. Gaspar de Bragança decidiu renovar o santuário reconstruindo a igreja no estilo neoclássico. Esta foi consagrada em 1834.
A serra de Santa Helena está situada num dos contrafortes da Serra do Montemuro , correspondendo a um prolongamento para este das suas montanhas e planaltos. Com uma altitude de 1102 m, a Serra constitui um miradouro privilegiado sobre o Vale do Varosa, as cidades de Tarouca, Lamego e Vila Real e as serras do Marão, das Meadas e da Estrela. No cume da serra encontram-se um altar e uma pequena capela dedicada a Santa Helena da Cruz. Não se sabe ao certo quando surgiu o templo, contando-se a lenda de que uma dama nobre de Tarouca casou em segundas núpcias, após ter recebido a notícia de que o marido teria falecido nas cruzadas. Confrontada com o regresso deste, não suportou a vergonha e retirou-se para o cume da montanha, onde mandou contruir o templo. Porém, a fundação do templo está provavelmente relacionada com as vias sacras realizadas a partir da Igreja de São Pedro, na cidade de Tarouca, e com o aumento das invocações marianas. Existem relatos de que no sé...
A Fonte da Seiceira localiza-se a cerca de 1 km do Ameixial, em plena Serra do Caldeirão. Foi construída no século XIX, provavelmente a par da construção da estrada (atual EN2). Diz-se que a água da fonte, rica em ferro, tem algumas propriedades curativas, principalmente para doenças do aparelho digestivo. Em 2016 foi inaugurado um espelho de água, resultado da votação da primeira edição do Orçamento Participativo de Loulé, em 2014. Nas palavras da autarquia, com esta reabilitação pretende-se que o espaço seja um ponto de atração para os amantes da natureza. O parque conta ainda com mesas de picnic, churrasqueiras e WCs. No dia 1 de maio celebra-se neste local a Festa da Seiceira. Como chegar: A Fonte da Seiceira localiza-se na EN2, a cerca de 1 km do Ameixial.
A praia fluvial de Mondim da Beira fica ao longo do percurso do pequeno rio Varosa, abrigada por uma antiga ponte românica do século XIII. Ao longo do rio são visíveis um conjunto de moínhos movidos a água. A praia é servida por um bar, dispondo de um pequeno areal para estender a toalha. Tem piscina para crianças. Como ir: no concelho de Tarouca os transportes públicos são pouco frequentes pelo que terá de se deslocar de carro. English
Comentários
Enviar um comentário