Muitos montes na Europa são locais de culto desde tempos pré-históricos e é provável que o Monte do Bom Jesus também o tenha sido, principalmente se considerarmos a forte tradição religiosa na cidade de Braga. Porém, a primeira referência a práticas religiosas no Bom Jesus remonta ao século XIV, quando foi construída uma pequena capela, reconstruída nos séculos seguintes.
Em 1629 foram finalmente construídas uma igreja e seis capelas dedicadas à paixão de Cristo. No século XVIII o santuário encontrava-se já muito degradado pelo que o Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Telles, patrocinou a construção do atual santuário, iniciada em 1722. Algumas décadas mais tarde, em 1781, D. Gaspar de Bragança decidiu renovar o santuário reconstruindo a igreja no estilo neoclássico. Esta foi consagrada em 1834.
Este pequeno miradouro fica no coração da parte histórica da cidade de Lisboa, no bairro de Alfama, mesmo ao lado da Igreja de Santo Estevão. A Igreja, originária do séc. XII logo após a reconquista, foi remodelada em 1733, mas ficou danificada, poucos anos depois, na sequência do terramoto de 1755. Seria reaberta ao público em 1773, embora a sua recuperação só tenha ficado completa em 1795. Voltou a sofrer obras de renovação na década de 1830. O edifício é um bom exemplo do barroco português.
A fundação do Mosteiro de Danta Maria de Cárquere está associado ao milagre que curou D. Afonso Henriques, primieor rei de Portugal, o que levou o seu aio, D. Egas Moniz, a financiar a construção do mosteiro. Até ao séc. XV o edifício foi usado como Panteão da família Resende. Do período românico da sua fundação resta apenas a torre e a fresta da capela familiar dos Resende. Renovações e ampliações posteriores levaram a que se mistyrem vários estilos, nomeadamente o gótico, na abóbada e na janela da capela mor, e manuelino nos portais principal e lateral. Horário: Por marcação Entrada: o valor depende do tamanho do grupo Como chegar: A partir de Resende, siga na direção do Mosteiro de Cárquere, respeitando a sinalização da Rota do Românico (41° 5' 14.28" N / 7° 57' 28.84" O) Web: Santa Maria de Cárqueres
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios encontra-se no Monte de Santo Estevão, em Lamego. A história do monte, como lugar de culto, remonta a 1361, quando foi construída no local uma pequena ermida dedicada a Santo Estevão. Cerca de dois séculos mais tarde, a ermida encontrava-se em risco de ruína e foi demolida para dar lugar a um novo edifício. Ao mesmo tempo foi lá colocada uma imagem de Nossa Senhora dos Remédios trazida de Roma pelo Bispo de Lamego, D. Manuel de Noronha e, com o tempo, a devoção a Santo Estevão foi diminuindo, substituída pela devoção a Nossa Senhora. O edifício atual começou a ser construído em 1750, como resposta ao número crescente de fiéis que se dirigiam ao local, apresentando traços dos estilos barroco e rococó. Alguns elementos decorativos são da autoria do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, que também trabalhou nas pinturas do teto da Sé de Lamego . O Santuário ficou concluído apenas em 1905. A escadaria, que começou a ser construída em 1777,...
Comentários
Enviar um comentário