Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

O Museu Nacional de Arte Antiga foi inaugurado em 1884. No entanto, a sua história tem início em 1834, quando foram extintas as Ordens Religiosas em Portugal, passando parte do seu espólio artístico para a posse do Estado. Em Lisboa as obras ficaram à guarda da Academia Nacional de Belas Artes, instalada no Convento de São Francisco. Apenas em 1868, por iniciativa do Marquês de Sousa Holstein vice-inspetor da academia, é que é inaugurada a Galeria Nacional de Pintura, que nesta altura incluía, para além do espólio proveniente de Mosteiros e Conventos, obras adquiridas em leilão ou pelo rei D. Fernando II.
Cerca de 10 anos mais tarde é alugado o Palácio Alvor, para replicar uma exposição de arte Espanhola e Portuguesa, realizada originalmente no que é agora o Museu Victoria e Albert, em Londres. A exposição teve tal sucesso que o Estado acaba por adquirir o Palácio para albergar a coleção de arte antiga, ficando no Convento de São Francisco a coleção de arte contemporânea.
O Palácio, originário do século XVII, foi mandado construir por D. Francisco de Távora, primeiro Conde de Alvor, e vendido em 1747 pelo seu filho. Mais tarde é adquirido em leilão por um irmão do Marquês de Pombal e herdado por este com o falecimento do primeiro. Está alugado a maior parte do tempo, até passar para a posse do Estado.
O acervo do MNAA é atualmente composto por mais de 40.000 itens originários da Europa, África e Ásia e incluindo obras de pintura, escultura, ourivesaria e artes decorativas. Contém o maior número de obras classificadas como "tesouros nacionais".

Horário: Terça a Domingo, das 10h às 18h
Entrada: €6
Como chegar: Rua das Janelas Verdes autocarros 713, 714, 727 ; Av. 24 de Julho autocarros 728, 732, 760 e Elétricos 15E, 18E. 

(Abaixo: fotos da exposição temporária "As Ilhas do Ouro Branco")























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Boca do Inferno, Cascais