Vila Viçosa
Vila Viçosa foi fundada durante o reinado de D. Afonso III, que lhe concedeu carta de foral em 1270. Mais tarde a vila foi concedida a D. Nuno Álvares Pereira, Condestável de Portugal, pelo papel desempenhado na batalha de Aljubarrota, determinante para a independência do reino.
No reinado de D. Manuel I, Vila Viçosa tornou-se a residência oficial da Casa de Bragança, descendentes de D. Nuno Álvares Pereira e exilados do reino por D. João II devido à sua imensa riqueza e poder. Foi atribuída a Vila Viçosa nova carta de foral em 1502.
O Duque de Bragança ordenou então a construção de um Palácio, uma vez que o velho castelo medieval já havia sido remodelado para funções exclusivamente militares sendo desconfortável enquanto residência.
Durante o domínio espanhol Vila Viçosa era a residência oficial da maior corte ducal da Península Ibérica. Em 1640 o Duque de Bragança declarou a independência de Portugal tornando-se o primeiro rei da 4ª dinastia. Consagrou a coroa a Nª Srª na Igreja de Santa Maria do Castelo levando a que os reis portugueses nunca mais a usassem na cabeça.
Após o século XVII Vila Viçosa entrou lentamente em declínio, primeiro com a partida dos Duques para Lisboa, depois com a destruição causada pelo terramoto de 1755 e finalmente com as Invasões Francesas.
Apenas no séc. XX, com as pedreiras de mármore e o desenvolvimento do turismo, a vila voltou a prosperar.
Comentários
Enviar um comentário