Igreja de São Roque, Lisboa

A igreja de São Roque foi uma das primeiras igrejas jesuítas do mundo.
No início do século XVI Lisboa foi assolada por uma peste e D. Manuel enviou emissários a Veneza para tentarem obter uma relíquia de São Roque, padroeiro de quem padecia de peste. No regresso a relíquia foi levada até ao cimo do monte onde se localizava o cemitério das vítimas da peste, fora de muralhas. Os habitantes de Lisboa decidiram então erigir um pequeno altar para a relíquia.
O altar foi, alguns anos depois, escolhido como sede pelos primeiros jesuítas, que chegaram a Portugal em 1540 a convite do rei D. João III. Construíram no local uma igreja mais condizente com a importância da Ordem, que ficou concluída em finais do século XVI.
Em 1759 os jesuítas foram implicados num atentado contra o rei D. José I e o primeiro-ministro da altura, o Marquês de Pombal, expulsou-os do reino. A Igreja de São Roque foi posteriormente cedida à Santa Casa da Misericórdia, situação que se mantém até hoje.
Cada uma das capelas de São Roque é uma obra-prima do Barroco, mas a capela de São João Baptista destaca-se por ser conhecida como a mais cara capela do mundo. Por oposição, o exterior da igreja é bastante simples, não deixando antever o seu interior.


Horário: Seg das 14 às 19, Ter. e Qua. e Sex a Dom. 10 às 19, Qui. das 10 às 20.
Entrada livre

English











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa