Museu Soares dos Reis, Porto

O Museu Soares dos Reis foi fundado em 1833 como Museu de Pinturas e Estampas. Foi o primeiro museu de arte em Portugal e destinava-se a receber os bens confiscados na região às Ordens religiosas, extintas no mesmo ano. 
Durante o século XIX esteve ligado à Academia Portuense de Belas Artes. Em 1911 recebe o nome de Soares do Reis e em 1932 adquire o estatuto de Museu Nacional, autonomizando-se em relação à academia. Desloca-se para as atuais instalações, no Palácio dos Carrancas, em 1940.
O Palácio é anterior ao Museu, começando a ser construído em 1795. Durante as Invasões Francesas torna-se residência do general Soult e, mais tarde, durante as lutas liberais é residência de D. Pedro IV, que acaba por o adquirir. O Palácio torna-se, assim, residência real no Porto até ao fim da monarquia em 1910. D. Manuel II, por testamento, doa o palácio à Misericórdia e esta, por seu turno, acaba por cedê-lo ao museu após negociações.
O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta exposições permanentes de pintura e escultura do século XIX e primeira metade do século XX. Estão também expostas coleções de Artes Decorativas, nomeadamente cerâmica, vidros, têxteis e mobiliário. Das suas coleções destaca-se "O desterrado", obra-mestra do patrono do museu, Soares dos Reis.

Horário: Ter. a Dom. das 10h às 18h
Entrada: €5
Como chegar: Autocarros da STCP- 18, 200, 201, 207, 300, 301, 302, 303, 501, 507, 601, 602







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa