Praça D. Pedro IV (Rossio), Lisboa

Uma das mais bonitas praças de Lisboa, a praça D. Pedro IV corresponde ao limite norte da Baixa Pombalina.
Mais conhecida como Rossio, a praça surgiu da reconstrução de Lisboa após o Terramoto de 1755. Porém, enquanto espaço de convívio público, a praça é anterior a esta reconstrução, existindo aí um hipódromo no período romano e sendo o centro da cidade desde há pelo menos seis séculos, pois já no século XV era local de mercados e feiras. Seria, posteriormente, também local de execuções e autos de fé.
No extremo norte da praça localiza-se o Teatro D. Maria II, inaugurado em 1846. No centro ergue-se a coluna de 27m com a estátua de D. Pedro IV, aí colocada em 1870. De acordo com um boato, a estátua não seria de D. Pedro IV mas sim de Maximiliano de Habsburgo, imperador do México. Como muitos boatos, a história é totalmente falsa.
Na praça existem ainda duas fontes monumentais de 1889, decoradas com figuras mitológicas que se sobrepõem a dois poços existentes desde 1837.
Se tiver tempo para uma pausa pode descansar em dois dos mais antigos e reconhecidos estabelecimentos da cidade: o café Nicola (século XVIII) e a pastelaria Suíça (1922).
Em anos mais recentes a praça D. Pedro IV tem acolhido um pequeno Mercado de Natal em Dezembro.

Como chegar: Metro Rossio, Baixa-Chiado, Restauradores.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa