Palácio Nacional e Jardins de Queluz
O Palácio Nacional de Queluz foi mandado construir em 1747, pelo futuro rei D. Pedro III, consorte da raínha D. Maria I, nos estilos tardo Barroco e Rococó.
Inicialmente foi concebido como residência de Verão da família real, tornando-se rapidamente num espaço privilegiado de entretenimento e lazer. Porém, devido a um incêndio no Palácio Nacional da Ajuda, em 1794 passa a ser habitado em permanência, até 1807, quando a família real se retira para o Brasil para escapar às Invasões Francesas.
O Palácio é por vezes referido como "Versalhes Português", apesar de ser muito mais pequeno.
Em 1908 foi adquirido pelo Estado, sendo parcialmente destruído em 1934 por um incêndio. Foram então realizadas obras de recuperação, com vista à abertura ao público.
Horário: 9h às 19h
Entrada: €10
Como chegar: A partir de Lisboa, a forma mais simples de chegar a Queluz é de comboio, a partir das estações do Oriente, Entrecampos ou Rossio, até às estações de Queluz ou Monte Abraão. A deslocação de comboio leva cerca de 30 min. a que acrescem 15 min. a pé até ao palácio. Carregue o cartão Lisboa Viva com €5 para a viagem de ida e volta.
Comentários
Enviar um comentário