Citânia de Briteiros, Guimarães

As ruínas arqueológicas de Briteiros correspondem a um povoamento pré-romano da Idade do Ferro, com as características da cultura castreja, comum a todo o Noroeste Ibérico.
No século I a.C. o povoamento foi conquistado pelos romanos e, lentamente, foi sendo romanizado, tendo-se encontrado alguns vestígios deste processo, nomeadamente moedas, gravações em latim e fragmentos de cerâmicas importadas.
O povoamento foi abandonado no século III mas existem vestígios arqueológicos que evidenciam uma reocupação durante a Alta Idade Média (séculos XI a XIII) incluindo a construção de uma capela e de um cemitério.
As ruínas foram descobertas em 1874 pelo arqueólogo Martins Sarmento e os artefactos retirados do local encontram-se em exposição no museu com o seu nome, na cidade de Guimarães.

Horário: 9.00 às 17.00 (18.00 Abr. a Set.)
Entrada: €3
Como chegar: A partir de Guimarães não existem transportes públicos para Briteiros, pelo que a forma mais cómoda de chegar será de carro. A deslocação de táxi (ida e volta) fica em cerca de 33 euros. A partir de Braga pode apanhar o autocarro 83 até à Lageosa e depois percorrer os 2 quilómetros finais a pé.

English





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa