Castelo de Braga
O Castelo de Braga teve origem no século III, exibindo na altura uma planta poligonal reforçada por torres. Já no século XIII, após a reconquista cristã, o castelo foi reconstruído e algumas das antigas muralhas romanas foram abandonadas. Porém, as novas muralhas revelaram-se ineficientes quando, em 1370, a cidade foi invadida pelas tropas castelhanas. Em finais do século XIV as muralhas foram reforçadas, sendo construídas novas torres de planta quadrangular.
A partir do século XVI o castelo e as suas torres perdem relevância estratégica, sendo progressivamente deixados ao abandono. Ainda no século XVI o Arcebispo D. Diogo de Sousa ordena a construção do Arco da Porta Nova, mais tarde remodelado em estilo Rococó.
Posteriormente, na sequência do grande terramoto de 1755, os Jesuítas reconvertem uma das torres, transformando-a numa capela dedicada a Nossa Senhora da Torre, em agradecimento por Braga ter sido poupada aos efeitos devastadores do terramoto, registados noutras zonas do país.
Em 1906 as partes remanescentes do castelo foram, na sua maioria, demolidas, permanecendo do castelo original, para além das partes alvo de reconversão, a torre de menagem e alguns segmentos da muralha.
Comentários
Enviar um comentário