Alcoutim

Alcoutim é uma vila raiana, na margem do rio Guadiana, vendo-se do lado oposto o município de Sanlucar do Guadiana. Existem vestígios da presença humana desde o Paleolítico, tendo-se registado fixação de populações na região durante o período Neolítico, há cerca de 7000 anos.
Existem também alguns vestígios do Período Romano, nomeadamente núcleos habitacionais em terrenos agrícolas, junto ao rio.
Posteriormente Alcoutim foi ocupada pelos muçulmanos durante aproximadamente cinco séculos, o que deixou marcas na linguagem, arquitetura e técnicas de cultivo. Diz-se que o topónimo "Alcoutim" deriva do árabe "falcão real". 
Em 1238 a localidade foi reconquistada pelo lado cristão e, em 1304, D. Dinis outorgou-lhe foral. Foi em Alcoutim que se assinou, no século XIV, o Tratado de Paz entre D. Fernando I de Portugal e D. Henrique II de Castela, que pos fim à primeira Guerra Fernandina.
Já no século XIX a localidade perde importância estratégico militar, entrando em declínio.

Como chegar: Os transportes públicos para Alcoutim são escassos, existindo um autocarro não diário a partir e V. R. de Santo António. O melhor é mesmo ir de carro. Um pequeno barco faz a ligação permanente entre Alcoutim e Sanlucar do Guadiana.














Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa