Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

O Palácio Nacional da Ajuda foi mandado construir na sequência do terramoto de 1755 que destruiu completamente a, até então, residência oficial da família real, o Palácio da Ribeira. O novo palácio tornou-se habitável em 1761 mas, apenas algumas décadas mais tarde, foi igualmente destruído por um incêndio.
Foi então projetado um novo palácio, ainda no estilo barroco, que começou a ser construído em 1796. Porém, toda a instabilidade vivida na primeira metade do século XIX, das invasões napoleónicas às guerras liberais, levaram a que a construção do novo palácio progredisse muito lentamente, passando por vários arquitetos e várias alterações ao projeto inicial.
Apenas com a subida ao trono do rei D. Luís o palácio adquire um verdadeiro estatuto de Palácio Real e residência oficial da corte. Para acomodar a família real, o edifício foi sujeito a obras profundas e a uma ampla decoração, por iniciativa da rainha D. Maria Pia. O Palácio manteve-se como residência da rainha até à implantação da República, em 1910. Permaneceu depois fechado durante um longo período, tendo aberto ao público em 1968.

Horário: das 10h às 18h, encera às quartas-feiras;
Entrada: €5
Como chegar: a partir de Belém, elétrico 18 ou a pé.















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé