Fonte da Benémola (Querença), Loulé
A área protegida da Fonte da Benémola localiza-se maioritariamente na (antiga) freguesia de Querença, concelho de Loulé e tem demarcado um percurso pedestre de cerca de 4,5 km.
O local é atravessado pela Ribeira da Fonte Menalva que se junta à Ribeira das Mercês para formar a Ribeira do Algibre. Existem também na zona nascentes de água, destacando-se "o olho" e a Fonte da Benémola.
Ocupada desde tempos remotos, a área apresenta um interessante património humano, nomeadamente noras, açudes, azenhas e levadas, testemunhos de um aproveitamento da água para a agricultura. O local conta também com uma flora riquíssima, destacando-se algumas espécies de orquídeas.
A existência de uma vegetação abundante junto à ribeira contribui para a existência de uma fauna diversificada, nomeadamente anfíbios como a rã e a salamandra, e aves, como o guarda-rios, galinhas de água e a águia-de-bonelli. Nas imediações existem ainda duas espécies de morcegos em risco, o morcego-de-peluche e o morcego-rato-pequeno.
O local conta com um parque de merendas, com mesas e bancos, junto à Fonte.
Como chegar: O percurso pedonal tem início na estrada M524, existindo indicações para a Fonte da Benémola a partir de Querença. Para quem não queira fazer a totalidade do percurso a pé, existe um parque de estacionamento, acessível por estrada de terra batida, a cerca de 200 metros da Fonte da Benémola.
Comentários
Enviar um comentário