Fonte da Benémola (Querença), Loulé

A área protegida da Fonte da Benémola localiza-se maioritariamente na (antiga) freguesia de Querença, concelho de Loulé e tem demarcado um percurso pedestre de cerca de 4,5 km.
O local é atravessado pela Ribeira da Fonte Menalva que se junta à Ribeira das Mercês para formar a Ribeira do Algibre. Existem também na zona nascentes de água, destacando-se "o olho" e a Fonte da Benémola.
Ocupada desde tempos remotos, a área apresenta um interessante património humano, nomeadamente noras, açudes, azenhas e levadas, testemunhos de um aproveitamento da água para a agricultura. O local conta também com uma flora riquíssima, destacando-se algumas espécies de orquídeas.
A existência de uma vegetação abundante junto à ribeira contribui para a existência de uma fauna diversificada, nomeadamente anfíbios como a rã e a salamandra, e aves, como o guarda-rios, galinhas de água e a águia-de-bonelli. Nas imediações existem ainda duas espécies de morcegos em risco, o morcego-de-peluche e o morcego-rato-pequeno.
O local conta com um parque de merendas, com mesas e bancos, junto à Fonte.

Como chegar: O percurso pedonal tem início na estrada M524, existindo indicações para a Fonte da Benémola a partir de Querença. Para quem não queira fazer a totalidade do percurso a pé, existe um parque de estacionamento, acessível por estrada de terra batida, a cerca de 200 metros da Fonte da Benémola.



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego