Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa
O Mosteiro de São Vicente de Fora foi fundado em 1147, logo após a reconquista da cidade de Lisboa aos mouros, pelo primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques, no cumprimento de um voto que fizera ao santo. O Mosteiro de São Vicente foi o primeiro a ser construído fora das muralhas que protegiam a cidade, sendo por isso designado "de fora".
Com o avançar dos séculos o mosteiro degradou-se, chegando ao século XVI em risco de ruína. Em 1580 Portugal perde a independência para Espanha e, em finais do século XVI, D. Filipe I de Portugal (II de Espanha) decidiu mandar reconstruir a igreja e o mosteiro, numa demonstração do poder e da riqueza da nova dinastia. Acredita-se que a planta dos novos edifícios tenha sido inspirada por "El Escorial", em Madrid.
A igreja foi consagrada em 1629. Os monges da Ordem de Santo Agostinho ocuparam o mosteiro até à expulsão das ordens religiosas de Portugal, em 1834. Santo António de Lisboa (e Pádua) tomou os seus votos nesta igreja, antes de optar pela Ordem de São Francisco, e no mosteiro existe uma pequena capela dedicada ao santo, num espaço que se acredita ter sido a sua cela enquanto residente no mosteiro. São igualmente dignos de nota o Panteão dos Patriarcas de Lisboa, o Panteão Real onde se encontram sepultados os monarcas e infantes da 4ª dinastia, a sacristia, decorada com mármore embutido, e a colecção de painéis de azulejo inspirados nas fábulas de La Fontaine.
Horário: Ter. a Dom., das 10.00 às 18.00
Entrada: €5. Visitas guiadas aqui.
Como chegar: Eléctrico 28 ou autocarro 734. Pode também deslocar-se a pé a partir do centro histórico de Lisboa.
English
English
Comentários
Enviar um comentário