Berlengas, Peniche
As Berlengas são um pequeno arquipélago e Reserva Natural, ao largo da costa portuguesa, a oeste de Peniche.
Os vestígios arqueológicos mais antigos encontrados na ilha datam do período romano, quando, entre o século I a.C. e o século I d.C. foi construída uma torre de vigia. Estes vestígios podem ser encontrados numa pequena colina sobranceira à Aldeia dos Pescadores.
Os monges de São Jerónimo ocuparam a ilha em 1514, tendo construído um mosteiro que se manteve activo até 1548. Foram forçados a sair da ilha pelos constantes ataques de piratas e pela escassez de alimentos, uma vez que o solo da ilha não é adequado para a prática agrícola.
Algures entre os séculos XVI e XVII foi construído um forte reaproveitando-se os materiais usados no mosteiro. Em 1651, por ordem de D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança após a restauração da independência, este forte foi reconstruído para reforçar as defesas de Peniche e para controlar os ataques de piratas. Entre finais do século XVII e inícios do século XVIII foi também usado como prisão. O forte acabou por ser abandonado em 1914, sendo posteriormente recuperado, na década de 50, com fins turísticos.
O farol, com 29 metros de altura, foi construído em 1841. A construção mais recente na ilha é a Aldeia dos Pescadores, edificada em 1943, com o objectivo de proporcionar melhores condições de vida aos pescadores que habitam a ilha sazonalmente. Na aldeia existem um restaurante, sanitários públicos e um pequeno mini-mercado, sendo também possível fazer passeios de barco por um custo por pessoa de cerca de €4. Junto à aldeia encontram-se a pequena praia das Berlengas e o ponto de partida de muitos dos trilhos que percorrem a ilha.
Como chegar: A partir de Lisboa, Sete-Rios, pode apanhar o autocarro das 7.30 que chega a Peniche pelas 9 horas (ou 8.30-10); pode regressar pelas 17.00 ou pelas 18.30 chegando a Lisboa pelas 18.30 ou 20.00, respectivamente. Para mais informação aqui.
Bilhete do ferry: Para chegar às Berlengas terá de apanhar o ferry em Peniche, €20 ida e volta. Mais informação aqui.
Outras informações úteis:
Para pernoitar na ilha tem à sua disposição o pequeno Parque de Campismo (turismo@cm-peniche.pt) ou o forte de São João (berlengareservasforte@gmail.com).
Lista de operadores autorizados nas Berlengas (passeios de barco e mergulho): aqui.
Não se esqueça de um chapéu e protector solar.
Comentários
Enviar um comentário