Convento de São Pedro de Alcântara, Lisboa

O Convento de São Pedro de Alcântara, situado junto de um dos mais famosos miradouros da cidade de Lisboa, foi fundado por iniciativa do 1º Marquês de Marialva, que em 1665, na Batalha de Montes Claros (Guerra da Independência), fez o voto de construir um Convento dedicado a São Pedro de Alcântara caso os portugueses fossem vitoriosos. Apesar do santo ser de origem espanhola, a batalha foi ganha e o convento foi construído.
Na visita ao Convento destacam-se a Igreja e a Capela dos Lencastres.
A Igreja foi erigida em 1681, sendo de registar os altares em talha dourada, as pinturas "trompe l'oeil" nas paredes e no tecto, e os painéis de azulejo setecentistas. 
A capela dos Lencastres foi construída na última década do século XVII, em memória de D. Veríssimo de Lencastre, Cardeal e Inquisidor Mor do Reino. As paredes estão decoradas com mármores embutidos, uma forma de arte barroca de influência italiana com pouca expressão em Portugal, quer pelo curto período de prevalência- cerca de 50 anos- quer pela destruição causada pelo Grande Terramoto de 1755. Os Lencastres eram descendentes do filho ilegítimo de D. João II, a quem foi dado o sobrenome da bisavó do rei, a Rainha D. Filipa.

Horário: Out. a Mar. 10.00-18.00, a partir das 14.00 à 2ª; Abr. a Set. 10.00-19.00, a partir das 14.00 à 2ª, até às 20.00 à 5ª.
Entrada: livre na Igreja e Capela; visitas guiadas em português, sábado às 15.00 e às 16.30, €2,5.

English









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa