Tavira

No século VIII a.C. Tavira foi uma das primeiras povoações fenícias na Península Ibérica ocidental, sendo denominada na altura Ba'al Saphon, em honra do deus fenício do mar e do trovão. A povoação foi destruída por guerras no século VI a.C. e abandonada. Vestígios da muralha fenícia são visíveis junto ao posto de turismo.
Durante o domínio romano foi construído um novo porto a cerca de 7 quilómetros de Tavira, designado Balsa, que prosperou e entrou em decadência paralelamente ao próprio império. Neste período Tavira era apenas um ponto de passagem entre Balsa e Baesuris (Castro Marim), cuja importância derivava da ponte aí construída.
Tavira ficou sob domínio muçulmano entre os séculos VIII e XIII. Os mouros deixaram a sua influência principalmente na agricultura e na arquitectura, influência essa que ainda hoje pode ser observada nos edifícios caiados, nas portas de estilo árabe e nos telhados. O topónimo Tavira tem origem no termo árabe tabira, "a escondida".
A cidade foi reconquistada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago em 1242 em retaliação pela morte de sete dos seus membros. A velha mesquita foi convertida na Igreja de Santa Maria do Castelo, onde se encontram os túmulos dos sete cavaleiros.
Tavira tornou-se o principal porto do Algarve entre os séculos XVI e XVIII, servindo de base à frota portuguesa que fazia o patrulhamento do estreito de Gibraltar e o fornecimento dos mercados norte africanos sob domínio português. As exportações eram principalmente constituídas por peixe salgado, frutos secos, sal e azeite.
Vários factores contribuíram para o declínio da cidade, nomeadamente o assoreamento do rio, a praga de 1645/46 e o Grande Terramoto de 1755.
Entre os séculos XVIII e XX Tavira tornou-se um importante centro piscatório de atum; no entanto, esta actividade decaiu com o quase desaparecimento das rotas migratórias do atum ao longo da costa.
Desde a segunda metade do século XX que a cidade tem conhecido alguma prosperidade com o desenvolvimento do turismo.

Como chegar: Autocarro n. 67 a partir de Faro.

Relacionado:








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé