Cascais

Existem vestígios de ocupação humana na cidade de Cascais desde o período neolítico, nomeadamente a utilização de grutas naturais, como a do Poço Velho, para o culto dos mortos.
Em meados do século XII, já após a reconquista ao mouros, Cascais era uma pequena aldeia de agricultores e de pescadores.O topónimo virá desta segunda actividade, já que cascais é o plural de cascal- monte de cascas- relacionado com a abundância de moluscos marinhos.
Em 1364 a aldeia é elevada a vila pelo rei D. Pedro I, acto que é confirmado pelo seu filho D. Fernando em 1370.
No período dos descobrimentos o acréscimo de movimento no rio leva à construção de uma torre defensiva, integrante de um sistema mais amplo, ordenada por D. João II em 1488. Cerca de um século mais tarde D. Filipe I (II de Espanha) manda abaluartar essa torre, que passa a ser conhecida como a Fortaleza da Nossa Senhora da Luz.
A vila é praticamente toda destruída pelo terramoto de 1755 e a decadência acentua-se quando,em 1834, são extintas as ordens religiosas. Porém, a partir de 1870, após a construção de um conjunto de estradas que ligam Cascais a outras localidades, a família real escolhe este destino como local de veraneio, o que traz a Cascais uma nova prosperidade.

Como chegar: A partir de Lisboa, de comboio, o que leva cerca de 45 minutos.

Sugestões de visita:











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Fonte da Seiceira (Ameixial), Loulé

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa