Castelo de Vila Viçosa
O castelo de Vila Viçosa foi eregido em finais do século XIII por ordem do rei D. Dinis. No entanto, poucos vestígios restam desta fortaleza original, uma vez que o castelo foi remodelado e reconstruído várias vezes ao longo dos séculos.
A fortaleza foi doada ao Condestável de Portugal, D.Nuno Álvares Pereira, após a batalha de Aljubarrota, determinante para a independência do reino. Posteriormente, D. Nuno e D. João I estabeleceram o Ducado de Bragança, através de dotes substanciais em terras, incluindo Vila Viçosa, que atribuíram aos seus filhos pelo casamento destes. A casa de Bragança tornou-se, assim, numa das mais ricas e influentes do reino. Porém, o 3º Duque foi executado pelo rei D. João II, cioso do seu poder e empenhado em enfraquecer a Casa de Bragança. Viria a herdar o trono D. Manuel I, cunhado do Duque de Bragança executado. Por sua ordem o ducado é restabelecido e D. Jaime I, 4º Duque de Bragança regressa do exílio. No regresso, D. Jaime I decide-se por Vila Viçosa como sede da Casa de Bragança.
Por esta altura o castelo já tinha sido completamente remodelado para funções exclusivamente militares, revelando-se desconfortável como residência, o que levou D. Jaime a ordenar a construção do palácio.
Em 1640, na sequência da declaração da independência de Portugal, o 8º Duque de Bragança torna-se rei. A consequente guerra com Espanha obriga ao reforço do castelo como estrutura defensiva.
Em finais do século XIX o castelo acaba por ser abandonado. Em 1930/40 as muralhas são restauradas e na sequência da criação da Fundação Casa de Bragança, esta torna-se responsável pela manutenção das muralhas e da Alcáçova. Actualmente estão instalados no castelo dois museus: o museu de Arqueologia e o museu da Caça.
Horário: Ter. 14h-17h (18h Jun. a Set.); Qua. a Dom. 10h-13h//14h-17h (18h Jun. a Set.)
Entrada: €3 (incluindo os museus da caça e arqueológico)
English
Horário: Ter. 14h-17h (18h Jun. a Set.); Qua. a Dom. 10h-13h//14h-17h (18h Jun. a Set.)
Entrada: €3 (incluindo os museus da caça e arqueológico)
English
Comentários
Enviar um comentário