Trancoso

Trancoso é uma cidade a norte de Portugal, famosa pelo seu castelo e muralhas e pelo escritor e astrólogo do séc. XVI, Bandarra, que tem uma estátua no centro da cidade.
O castelo de Trancoso foi durante muitos séculos de grande importância estratégico-militar. A primeira referência ao mesmo data de 936 quando foi conquistado pelo vizir Yahya Ishaq. Algumas décadas mais tarde fez parte de uma doação testamentária de D. Mumadona Dias ao Mosteiro de Guimarães. O castelo foi definitivamente reconquistado para o lado cristão pelo rei de Leão, Fernando Magno, vindo a fazer parte do dote de D. Teresa, mãe do primeiro rei de Portugal. Em 1173 D. Afonso Henriques fez doação do castelo e dos seus terrenos aos Templários, atribuindo a Trancoso carta de foral. Foi neste castelo que, em 1282, D. Dinis celebrou bodas com D. Isabel de Aragão (a rainha santa). Este rei ordenou a ampliação do castelo, sendo desta altura grande parte do que hoje se pode observar. Trancoso também teve um papel importante na revolução que colocou D. João I no trono, afastando a ameaça de perda de independência, ao repelir os ataques castelhanos de 1396 e 1398.
O castelo foi classificado como monumento nacional em 1921, tendo sido alvo de obras de recuperação na década de 30 do séc. XX.

Horário (castelo): 9h às 12h30/ 14h às 17h30
Entrada livre
















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serra de Santa Helena, Tarouca

Miradouro Da Senhora do Monte, Lisboa

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego